Rio de Janeiro, RJ – Um marco na história da comunicação indígena está prestes a ser alcançado. No dia 4 de dezembro de 2023, às 14h40, a Rádio Yandê, a pioneira na pratica do conceito da Etnomídia Indígena, revelará os nomes dos novos Colunistas Indígenas escolhidos para o seu portal de notícias e streaming. Este anúncio, que será transmitido ao vivo pelo portal www.radioyande.com, promete ser um momento de celebração e de renovação da esperança em um futuro onde as vozes indígenas ganham cada vez mais força e visibilidade.
Iniciativas como esta da Rádio Yandê são vitais para assegurar que as narrativas indígenas sejam contadas por seus próprios protagonistas, sem as amarras midiáticas, políticas, de mercado, governamentais e institucionais que frequentemente moldam a cobertura dos povos originários. A seleção dos novos colunistas visa amplificar essas vozes poderosas e autênticas, trazendo ao mundo debates relevantes e profundamente conectados às realidades e desafios enfrentados pelas comunidades indígenas do Brasil e de todo o globo.
Anápuàka Tupinambá, fundador da Rádio Yandê e idealizador da Etnomídia Indígena, destaca: “Este foi um convite para uma nova geração de comunicadores indígenas, que vão usar nossa plataforma para expressar suas identidades culturais, suas lutas e suas visões de mundo. Juntos, estamos construindo um espaço onde a verdadeira essência das culturas indígenas possa ser compartilhada livremente.”
A escolha dos colunistas reflete a diversidade e a riqueza das experiências indígenas, e cada um deles trará uma perspectiva única para o portal. Espera-se que, por meio de suas palavras, narrativas, sons e ideias, eles inspirem, eduquem e promovam uma compreensão mais profunda e letramento comunicacional e educacional sobre as diversidades culturais indígenas.
Não perca este emocionante anúncio e junte-se a nós na celebração desta nova era de comunicação indígena. Acompanhe a transmissão ao vivo em www.radioyande.com e nas redes sociais da Rádio Yandê para ser parte dessa jornada empolgante e inspiradora.
Respostas de 3
Aaah que maravilha, amo a comunicação sou comunicadora popular e indígena e busco amplificar essas vozes incríveis massa mesmo ❤️
Boa iniciativa
Minha luta pela comunicação libertadora começou 1980 com a retomada democrática na Rádio Fluminense agora depois da criação da rádio Yandê vejo o sonho realizado com os sotaques de nossos povos indígenas Ho puky