Em Sessão Solene na Alesp, Joênia Wapichana recebe Colar de Honra ao Mérito Legislativo

Maior honraria concedida pelo Parlamento Paulista levou em conta trajetória da homenageada em defesa dos povos originários; São Paulo possui 3% da população indígena no Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), homenageou com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, nesta sexta-feira (13), a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana. A entrega da principal honraria da Casa, em Sessão Solene no Plenário Juscelino Kubitschek, levou em conta a trajetória da indígena roraimense em defesa dos povos originários brasileiros.

“São Paulo é território indígena”, declarou Joênia, ressaltando que a homenagem se estende a todos os indígenas do Brasil. Atualmente, 55 mil indígenas vivem no estado de São Paulo – 3% da população indígena brasileira, segundo o IBGE.

“Uma mulher incrível que vem se doando de tantas formas para o Brasil e que vem construindo um caminho tão inspirador”, sublinhou a deputada Marina Helou (Rede), proponente da Sessão Solene, ao recordar o currículo da homenageada. Joênia é a primeira mulher indígena a exercer a advocacia no país e também a primeira a ser eleita deputada federal.

“A luta dos nossos ancestrais lá em Roraima, lá na Amazônia e aqui [em São Paulo] ainda não acabou. Todos os dias nós lutamos pelo exercício dos direitos, pela sobrevivência dos povos indígenas”, afirmou Joênia Wapichana. “Antigamente nossas armas eram flechas e bordunas. Hoje nossas ferramentas são a educação e a oportunidade de poder falar aos não indígenas”, complementou a primeira indígena a presidir a Funai, órgão responsável por executar políticas públicas indigenistas no país.

Meio Ambiente

Durante o evento, a deputada Marina Helou destacou as contribuições dos povos originários para o desenvolvimento socioambiental do Brasil. “Os povos indígenas são os principais protetores de áreas de preservação ambiental e os principais responsáveis por manter a nossa floresta de pé”, disse. “Ao termos uma terra demarcada, a gente cuida do nosso país, da floresta, tem mais qualidade do ar, tem água. É melhor para todo mundo”, complementou.

A solenidade para homenagear Joênia Wapichana foi prestigiada pelo escritor Ailton Krenak, primeiro indígena a se tornar imortal da Academia Brasileira de Letras. Krenak ressaltou a coragem de Joênia e a ancestralidade do vínculo com a terra de origem. “A criancinha corajosa e sonhadora que corre nas campinas e trilhas do lavrado [paisagem do tipo savana em Roraima] e que toma banho nas águas do [rio] Surumu está sempre puxando você pela mão para que você dê conta das coisas que ainda terá que fazer”, afirmou.

A Sessão Solene também contou com a apresentação cultural do coral guarani Opy Mirim, formado por membros da Terra Indígena Jaraguá, localizada na Zona Norte da Capital paulista.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do estado de São Paulo.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Galeria de imagens: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720320295625

Fotos: Bruna Sampaio
Fonte: Alesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo