Museu do Índio no Rio de Janeiro recebe visita Presidente da Funai e reforça compromisso com fortalecimento da instituição e com mudanças

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, realizou nesta quarta-feira (11/10) uma visita ao Museu do Índio no Rio de Janeiro. O objetivo foi reforçar o compromisso do órgão com o fortalecimento da instituição, que é a unidade científico-cultural da Funai.

A comitiva da Funai foi formada pela presidente Joenia Wapichana, a primeira indígena a ocupar o cargo, pela diretora de Administração e Gestão, Mislene Mendes, pela ouvidora Maial Paiakan Kaiapó e pela assessora parlamentar Ana Paula Sabino.

Joenia Wapichana destacou que a visita demonstra o compromisso do novo governo com o fortalecimento dos órgãos indigenistas, incluindo o Museu do Índio (futuro Museu dos Indígenas). Ela ressaltou a importância da instituição na preservação da memória e da história dos povos indígenas do Brasil.

A presidente anunciou ainda que o museu passará a se chamar Museu dos Povos Indígenas, em alinhamento com a mudança de nome da Funai para Fundação Nacional dos Povos Indígenas. 

Outro ponto destacado por Joenia foi o reforço no quadro de pessoal do museu, que deve ocorrer ainda este ano por meio de concurso nacional unificado, do qual a Funai participará.

Joenia Wapichana indicou a advogada e pesquisadora Fernanda Kaingang para assumir a direção do Museu do Índio. Kaingang tem ampla experiência em direitos indígenas e está finalizando doutorado sobre patrimônio cultural dos povos originários.

A comitiva visitou as instalações do Museu, incluindo o casarão histórico de 1880 e as reservas técnicas, que guardam o acervo de mais de 20 mil peças e documentos sobre as culturas indígenas brasileiras.

O Museu do Índio está fechado desde 2016, mas vem passando por reformas para garantir a segurança e permitir uma reabertura gradual. Os indígenas têm participado da requalificação do acervo, enriquecendo as informações sobre seu significado cultural.

Fonte Imagens: Reprodução site da Funai – Fundação Nacional dos Povos Indígenas

Redação Rádio Yandê

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Pular para o conteúdo