A presidente da Funai, Joenia Wapichana, realizou nesta quarta-feira (11/10) uma visita ao Museu do Índio no Rio de Janeiro. O objetivo foi reforçar o compromisso do órgão com o fortalecimento da instituição, que é a unidade científico-cultural da Funai.
A comitiva da Funai foi formada pela presidente Joenia Wapichana, a primeira indígena a ocupar o cargo, pela diretora de Administração e Gestão, Mislene Mendes, pela ouvidora Maial Paiakan Kaiapó e pela assessora parlamentar Ana Paula Sabino.
Joenia Wapichana destacou que a visita demonstra o compromisso do novo governo com o fortalecimento dos órgãos indigenistas, incluindo o Museu do Índio (futuro Museu dos Indígenas). Ela ressaltou a importância da instituição na preservação da memória e da história dos povos indígenas do Brasil.
A presidente anunciou ainda que o museu passará a se chamar Museu dos Povos Indígenas, em alinhamento com a mudança de nome da Funai para Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
Outro ponto destacado por Joenia foi o reforço no quadro de pessoal do museu, que deve ocorrer ainda este ano por meio de concurso nacional unificado, do qual a Funai participará.
Joenia Wapichana indicou a advogada e pesquisadora Fernanda Kaingang para assumir a direção do Museu do Índio. Kaingang tem ampla experiência em direitos indígenas e está finalizando doutorado sobre patrimônio cultural dos povos originários.
A comitiva visitou as instalações do Museu, incluindo o casarão histórico de 1880 e as reservas técnicas, que guardam o acervo de mais de 20 mil peças e documentos sobre as culturas indígenas brasileiras.
O Museu do Índio está fechado desde 2016, mas vem passando por reformas para garantir a segurança e permitir uma reabertura gradual. Os indígenas têm participado da requalificação do acervo, enriquecendo as informações sobre seu significado cultural.
Fonte Imagens: Reprodução site da Funai – Fundação Nacional dos Povos Indígenas
Redação Rádio Yandê
Uma resposta
Dia histórico para os povos indigenas Fernanda Kaingang e a nova diretora do Museu dos povos Indígenas.Saudo a Rádio Yandê por ser o primeiro veículo de comunicação a postular essa representação.