Mais de 80 comunidades são atingidas por enchente histórica no RS: saiba como ajudar

Organizações indígenas e indigenistas se unem em busca de respostas do poder público, diante da maior tragédia ambiental gaúcha, desde 1941. Campanha arrecada doações para comunidades atingidas.

Última atualização: 06/05/2024, às 16:00. Mapa: Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Fonte: Levantamento conjunto feito por Cimi Regional Sul, Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), FLD/Comin/Capa, Cepi/RS

Um mapeamento, realizado de forma conjunta, aponta que mais de 80 comunidades e territórios indígenas são vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, desde a última semana. Muitos locais foram afetados com extrema gravidade. As comunidades dos povos Guarani Mbya, Kaingang, Xokleng e Charrua, que se localizam em 49 municípios gaúchos, são as que mais sofrem com a tragédia ambiental. Dentre os casos mais graves estão as comunidades Guarani Mbya, nas regiões Lami e Ponta do Arado, que ficam no município de Porto Alegre. São 18 famílias em situação emergencial. Em Yva’ã Porã, em Canela, 16 famílias foram afetadas; Flor do Campo e Passo Grande Ponte, em Barra do Ribeiro, são 25 famílias que necessitam de ajuda. Na aldeia Araçaty, no município de Capivari do Sul, são 19 famílias que precisam de doações .

A atualização do mapeamento é feito pelo Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Sul, Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), Fundação Luterana de Diaconia, Conselho de Missão entre Povos Indígenas e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD/Comin/Capa), além do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul (Cepi/RS).

As organizações pedem apoio e doação: de alimentos, material de higiene e limpeza, lonas, telhas, colchões e cobertores para as comunidades.

Para ajudar as comunidades, basta contribuir com a campanha do CIMI em parceria com a Arpinsul e a APIB para apoiar a população indígena. Aqui estão o QRCode e a chave pix:

PONTO DE COLETA

Doações para as comunidades indígenas: Paróquia Menino Jesus de Praga – Rua Dr. Pitrez, 61, bairro Aberta dos Morros, Porto Alegre/RS.
Horário: das 08h às 12h e das 14h às 18h.

DOAÇÕES

As doações podem ser feitas para:
Banco do Brasil
Agência: 0321-2
Conta Corrente: 128891-1
Cimi Regional Sul

Chave Pix: 566601e8-72b1-4258-a354-aa9a510445d1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo