Quem sou e estou: Anápuàka, Muniz, Tupinambá, Hã hã hãe: De Abya Yala, Filho de Pindorama, da Nação Tupinambá, ancião e avô, precursor, vanguardista e difusão da cultura étnica e a presença digital indígena na internet do Brasil desde dos anos 90, TecnoXamanismo, Artista, criador do conceito e aplicabilidade da Etnomídia Indigena no Brasil, CEO e idealizador da Rádio Yandê, primeira rádio web indígena, criador do Yby Festival, Maker Indígena, especialista em Hiper Museus, co-fundador de Movimento Civil. Criador da startup “Indígena”, atualmente estudante de jornalismo e membro da Universal Zulu Nation. E nas horas vagas por hobby sou alienígena.
Quem represento e coordeno: A Rádio Yandê, a Etnomídia Indígena, é a nossa rádio indígena, criada para “você” e “todos nós”, é com esse conceito que nós do Grupo de Comunicação Yandê, labutamos. Fundada em 2013 a quase 09 anos online sendo a primeira etnomídia indigena do Brasil.
Por quê: Temos como princípio étnico a difusão da cultura indígena através da ótica da ancestralidade, mas agregando a velocidade e o alcance das tecnologias e da internet. Comunicação conectada diretamente com sustentabilidade e economia indígena.
Como: A nossa necessidade de incentivar novos “correspondentes indígenas” no Brasil e demais países, faz com que possamos construir uma comunicação colaborativa muito mais forte, isso comparada às mídias tradicionais de Jornal impresso, Rádio e TV.
O quê: É uma convergência de mídias é possível, mesmo nas mais remotas aldeias e comunidades indígenas, e que isso é uma importante forma de valorização e manutenção cultural. Nossa grade de programação possui programas informativos e educativos que trazem para o público um pouco da realidade indígena do Brasil. Desfazendo antigos estereótipos e preconceitos ocasionados pela falta de informação especializada em veículos de comunicação não indígenas.
Sua doação: Por falta de apoio financeiros, publicidade ética, investidores, serviços de consultoria midiática indígenas e principalmente desde 2019 a pandemia de Covid19 que ainda impacta o mundo, colocou me numa ausência de verba para a nossa mídia indígena chegamos aos 09 anos de vida, quero ir muito mais além e manter a ancestralidade indigena presente na história do Brasil! Agora estou a busca de doações financeiro para custear a manutenção do servidor e domínio para ano de 2022 ao menos, para mantermos online e offline com autonomia de uma plataforma midiática indigena, mas temos muitos anos para o futuro para dar conta sobre o protagonismo, ancestralidades e autonomias indígenas via Rádio Yandê. A meta mínima é de R$5000,00 para despesas de mais um ano online. A doação será feita via PIX da conta Nu Bank da Rádio Yandê, (Chave PIX - CNPJ) 22.589.321/0001-06 e envio de comprovante PIX via email da Rádio Yandê: [email protected]