O Mapa da Mobilização Luta Pela Vida

27 AGO 2021
27 de Agosto de 2021
Por Thereza Dantas


Uma das maiores mobilizações indígenas – a Mobilização Luta Pela Vida, ganhou um mapa que mostra a “grandeza do ato e a representação das organizações indígenas e da APIB”, segundo o pesquisador e seu criador Marcelo Zelic.

O encontro nacional organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a APIB, teve início no dia 22 de Agosto e segue até sábado, 28 de Agosto. Mais de 5 mil indígenas, representando diversas etnias, reuniram-se em Brasília para pressionar contra a tese do Marco Temporal no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e protestar contra a política anti-indígena praticada pelo atual Governo. E o que todos assistimos foram os cancelamentos nos dias 25 e 26 de Agosto e o agendamento da nova data, 1 de Setembro, segundo o informe do presidente do STF, ministro Luiz Fux.

Inspirado por esse movimento, Marcelo Zelic, coordenador do Projeto Armazém Memória (http://armazemmemoria.com.br), criou o Mapa Luta Pela Vida que sinaliza em vermelho os povos originários presentes no acampamento em Brasília e em verde, os atos que aconteceram nos Estados brasileiros nesse período da Mobilização.

Apesar da cobertura pífia, já esperada, dos grandes meios de Comunicação, o fato é que a Mobilização Luta Pela Vida levantou poeira e impressionou pela quantidade, qualidade e adesão de não indígenas à causa. “O mapa tem essa dimensão de gerar uma visão de pertencimento e de fortalecimento do sentimento de luta, valorizando a iniciativa de cada manifestação e mostrando o tamanho dela no todo do país”, explicou Marcelo Zelic.
Fotos: Cesar Duarte
Crédito do Mapa: Marcelo Zelic - Comissão Justiça e Paz de São Paulo
Voltar

© 2013 - 2021 YANDÊ - A rádio de todos. A 1ª EtnoMídia Indigena do Brasil - Todos os direitos reservados.