Povos indígenas do Mato Grosso criam federação indígena

19 JUN 2016
19 de Junho de 2016
A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) foi criada por indígenas mato-grossenses durante a II Assembleia dos Povos Indígenas do Mato Grosso. O evento aconteceu na Aldeia Umutina, na região de Barra do Bugres, Mato Grosso. 

O presidente da Federação é Bemoro, do povo Kayapó, e Yakari Kuikuro  foi escolhido para vice-presidência. Edivaldo Manoki, como primeiro secretário e Lúcio Xavante, o segundo. Para o cargo de primeiro tesoureiro, Valdemilson do povo Umutina/Balatiponé e na suplência, Kayanaku, da etnia Kamaiurá. 

"Estamos formando dois conselhos – um deliberativo e outro fiscal - que está dividido em sete regiões no Mato Grosso – Xingu, Kayapó/Norte do Mato Grosso, Médio Araguaia, Cerrado/Pantanal, Xavante, Noroeste e Vale do Guaporé. Cada uma terá dois integrantes em cada conselho”, explicou José Angelo Silveira Nambiquara Txyalikisu, que p assessor institucional da organização. 

A Federação foi criada com o objetivo de melhorar o dialogo com o poder legislativo e executivo, além de as articulações dos povos locais.

Redação Yandê com informações da Redação Só Notícias
Voltar

© 2013 - 2021 YANDÊ - A rádio de todos. A 1ª EtnoMídia Indigena do Brasil - Todos os direitos reservados.