Organizações indígenas terão espaço exclusivo no evento da RAPIM 2016

31 MAI 2016
31 de Maio de 2016
Por Eleonora de Paula/ ASCOM Funai
Foto: Mário Vilela/Funai

As organizações indígenas dos países que fazem parte do MERCOSUL estão sendo convocadas a participarem da IV Reunião de Autoridades Sobre Povos Indígenas do Mercosul (RAPIM) que acontecerá nos dias 14 e 15 de junto de 2016, em Montevideo, Uruguai.

Criada em 2014, a Reunião de Autoridades sobre Povos Indígenas do MERCOSUL (RAPIM) é uma reunião especializada em temas relacionados à promoção dos direitos dos povos indígenas no marco do processo de integração regional. Com foco nos direitos territoriais, sociais e de cidadania, a RAPIM congrega os órgãos indigenistas dos países, bem como especialistas e representantes dos povos indígenas para avançar e subsidiar discussões de outras instâncias do MERCOSUL.
 
As organizações indígenas terão espaço de discussão exclusivo no dia 14 de junho, além de participar das discussões com os Estados membros e associados. No dia 15, terão 40 minutos para apresentar os resultados de suas discussões internas na reunião de autoridades. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico http://registroups.mercosur.int/.
 
A convocatória das organizações indígenas visa criar espaço e condições para garantir a participação de representantes indígenas com o objetivo de avançar as discussões dos eixos do Plano de Ação.
 
Nas duas últimas reuniões, foram discutidos temas importantes para povos indígenas de fronteira como a realização de um recenseamento nominal georeferenciado de povos indígenas fronteiriços dos Estados partes do MERCOSUL e Estados associados; a negociação de um Acordo sobre Residência de Indígenas Fronteiriços do Mercosul e Estados associados, além da múltipla cidadania de indígenas fronteiriços.


Voltar

© 2013 - 2021 YANDÊ - A rádio de todos. A 1ª EtnoMídia Indigena do Brasil - Todos os direitos reservados.