Conselho Nacional de Política Indigenista designa membros 

27 ABR 2016
27 de Abril de 2016










Fotos: Daiara Tukano

O presidente da Funai e do CNPI, João Pedro Gonçalves da Costa, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, assinaram um Protocolo de Intenções com ações voltadas à proteção e à valorização do patrimônio cultural dos povos indígenas, na manhã do dia 27, no Salão Negro do Ministério da Justiça em Brasilia.
 
Visto por muitos como um momento histórico, a instalação e posse dos membros do Conselho Nacional de Política Indigenista, foi fruto da mobilização do movimento indígena brasileiro.  São grandes os desafios do Conselho para os indígenas, principalmente para barrar medidas anti-indígenas em curso no Congresso Nacional. 
 
 "Apesar do Conselho não ser o ideal como nós pleiteamos, nós vamos continuar exigindo que ele seja aprovado no âmbito do Congresso Nacional com caráter deliberativo. Vamos continuar ocupando esse espaço importante que conseguimos por meio de decreto. E vamos ocupar esse espaço mostrando que nós, povos indígenas, não vamos aceitar retrocessos", comentou Sonia Guajajara.
 
O Conselho é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto n.º 8.593, de 17/12/15, composto por 45 membros, sendo 15 representantes do Poder Executivo federal, 28 representantes dos povos e organizações indígenas e dois representantes de entidades indigenistas, responsável pela elaboração, acompanhamento e implementação de políticas públicas voltadas aos povos indígenas.

Estiveram presentes ao ato, os ministros da Justiça, da Educação e da Cultura, a representante dos povos indígenas Sônia Guajajara, o presidente da Funai, João Pedro Gonçalves da Costa, a sub-procuradora Geral da República e coordenadora da 6ª Câmara de Constituição e Justiça para populações indígenas e comunidades tradicionais, Débora Duprat, o procurador geral federal, Renato Vieira Rodrigues, o defensor público geral, Lúcio Ferreira Guedes, e o representante das organizações não governamentais indigenistas, José Augusto Laranjeira Sampaio.

Escute os depoimentos de representantes indígenas


Redação Yandê
Voltar

© 2013 - 2021 YANDÊ - A rádio de todos. A 1ª EtnoMídia Indigena do Brasil - Todos os direitos reservados.