15ª Aldeia Multiétnica: Encontro de Culturas Indígenas

Crédito: Rafael Camargo

| Foto: Rafael Camargo

Celebrando a diversidade: o encontro anual das culturas indígenas

Localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado, a Aldeia Multiétnica ocorrerá a 20 km de Alto Paraíso de Goiás (GO), nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Durante os dias do evento, os participantes terão a oportunidade de vivenciar cantos, danças, rezas, comidas, pinturas tradicionais, ritos e mitos de diferentes povos indígenas e quilombolas, aproximando-se da cosmologia e do modo de vida dessas comunidades. O projeto conta com a construção de oito casas indígenas tradicionais, representando os povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Kariri Xocó (AL/DF), Xavante (MT), Alto Xingu (MT) e Yanomami (AM), além de uma casa da comunidade Kalunga, detentora do maior território quilombola do Brasil, localizado em Goiás.

Nesta edição, estão confirmadas a participação dos povos Fulni-ô (PE), Kariri Xocó (AL/DF), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Guarani Mbyá (SC), Kayapó Mebêngôkré (PA/MT), Krahô (TO), Karajá (MT/TO), Huni Kuin (AC) e Yawanawá (AC). Cada etnia realizará uma festa tradicional ao longo do evento, iniciando ao amanhecer e encerrando no início do dia seguinte, quando o comando da Aldeia passa para o próximo povo.

“A Aldeia Multiétnica é uma oportunidade única de imersão nas culturas e saberes indígenas, possibilitando acompanhar e participar de atividades de celebrações, cantos, rezas, ritos, culinária e hábitos rotineiros de diversos povos originários. É uma oportunidade de conhecermos nossa própria história, arte, memória, tradição e fé, compreendendo o que somos e o que é o Brasil”, destaca Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e da Aldeia Multiétnica.

Para participar dessa vivência, os interessados podem se inscrever nos formatos de quatro ou oito dias no site www.aldeiamultietnica.com.br/vivencias/xvaldeia/.

Além das vivências, será possível visitar a Aldeia Multiétnica entre os dias 8 e 14 de julho, das 14h às 18h. O ingresso também inclui o acesso, pela manhã, a partir das 8h, às cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, por meio do circuito de trilhas do próprio espaço da Aldeia.

A Aldeia Multiétnica também promoverá mesas abertas para discussões sobre temas emergenciais que necessitam de diálogo. Neste ano, haverá rodas de conversa sobre educação e saúde indígena, a importância da demarcação das terras dos povos originários, segurança alimentar e a Convenção 169 da OIT.

O evento é realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e mais informações podem ser encontradas nas redes sociais @aldeiamultietnica e @encontrodeculturastradicionais, bem como nos sites www.aldeiamultietnica.com.br e www.encontrodeculturas.com.br.

Não perca a oportunidade de vivenciar a diversidade e riqueza cultural dos povos indígenas do Brasil na 15ª Aldeia Multiétnica, um encontro que valoriza e preserva tradições ancestrais, fortalecendo a importância da diversidade cultural em nosso país.

Crédito Foto: Rafael Camargo

Aldeia Multiétnica: 7 a 14 de julho
Estrada para o Vale Verde, a 20 km de Alto Paraíso de Goiás (GO)

Encontro de Culturas: 21 a 29 de julho

Vila de São Jorge (GO)

Realização da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge

Informações: @aldeiamultietnica e @encontrodeculturastradicionais

www.aldeiamultietnica.com.br

www.encontrodeculturas.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Pular para o conteúdo