Top 10 da música indígena contemporânea brasileira 

01 ABR 2019
01 de Abril de 2019
A mineira, Brisa Flow, Mapuche, primeira entrevistada do Podcast Originárias criado em outubro de 2018 que estreia em Abril de 2019.
Foto: Divulgação Brisa Flow


Quando ouvimos falar em música indígena, a primeira referência é de cantos e rezas tradicionais, rituais, festas e celebrações culturais dentro de uma aldeia.

O surgimento da Rádio Yandê em 2013, fazendo as primeiras listas nacionais e internacionais de músicos indígenas divulgadas no Brasil, marca mudanças históricas da abertura de um cenário que se amplificou. Gêneros musicais como rap, rock, pop, MPB, forró, música eletrônica, metal, reggae, e variadas fusões, em uma programação musical com mais de 190 línguas indígenas e o espaço que não existia de valorização desses artistas no país. 

Cinco anos depois a música indígena encontra seu melhor momento, no Ano Internacional das Línguas indígenas, com o diário aparecimento de novos músicos indígenas que valorizam identidades, fazendo de suas produções uma elevação da autoestima dos povos e servindo de combustível para o empoderamento da juventude indígena. 

A chegada do Yby Festival de realização da Yandê com Nossa Terra Firme em 2019, anuncia a ocupação de espaços da música brasileira e ruptura. Nossa resistência cultural, politica, pluriétnica, etnomidiática e espiritual encontra no palco sua maior manifestação, amplificando vozes na defesa do território, meio ambiente, saúde, bem viver, educação e culturas indígenas. 

Novos sites, páginas nas redes sociais e espaços estão surgindo seguindo os passos e conceitos Yandê de etnomídia. Eles mostram que na cultura indígena, a melhor forma de passar valores para as novas gerações, é sendo um bom ancestral.


Playlist de 10 artistas dos muitos existentes que tem se destacado

Gean Ramos Pankararu

Djuena TIkuna 
WERA MC e OZ GUARANI  
Brisa Flow 
Edivan Fulni-ô 
Oxóssi Karajá  
Ian Wapichana 
Katu
Kunumi MC 
Matsipaya Waura Txucarramãe  
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados