Ação Juventude em VOZES ATIVAS DAS MULHERES 

23 MAR 2019
23 de Março de 2019

Fotos: Pablo Albarenga

Nos dias 17 e 18 de março de 2019, ao adentrarmos as águas do rio Tapajós, chegamos a aldeia S. Francisco/ Território Tupinambá, para fazer ecoar nossas vozes no combate à violência contra as mulheres, juntamente com as grandes guerreiras ali resistentes.

Pautando o combate a violência contra as mulheres, sentiu-se a necessidade de ações dentro de nosso GT- GÊNERO MULHERES, do núcleo local Engajajós - Engajamundo, em parceria com Grupo de jovens Yepé Yawé, Escola Suraraitá e Lideranças da aldeia S. Francisco, afim de realizar a reativação do Grupo de mulheres da aldeia, trazendo em primeiro momento esta abordagem, visando fortalecer e empoderar jovens mulheres a atuarem em seus territórios.

Dentre as atividades, realizamos Rodas de conversas sobre os tipos de violência, Cinedebate Pipocão com o filme: Encantadas - Mulheres e suas lutas na Amazônia 
Sessão de fotos, Exposição Fotográfica: Trajetória das mulheres indígenas do baixo Tapajós (Acervo Departamento de Mulheres Indígenas do CITA).

A “Procissão: Homenagem pelas Mulheres”, foi o ponto máximo na noite de domingo, momento histórico para as mulheres Tupinambás. Se juntaram a elas, homens, jovens e crianças, entre cantos e rezas, velas nas mãos e cartazes com frases de luta contra a violência, em caminhada pela principal rua da aldeia. Naquela noite de lua crescente, ao final da procissão, teve o Banner com mais de 100 velas, que formava um majestoso ARCO E FLECHA DE LUZES, símbolo escolhido pelas próprias mulheres, representando as mulheres Tupinambás como grandes protagonistas de suas lutas, contra tudo que lhes afetam diretamente e indiretamente.

SOBRE NOSSO GT- MULHERES/ ENGAJAJÓS
Nosso GT é formado com uma juventude pra lá de “pra frentex” cheia de entusiasmo, na sua maioria mulheres de territórios tradicionais aqui da região do Tapajós, onde somos 13 engajadinhês. Somos movidxs em fortalecer e empoderar mais jovens e mulheres em seus territórios, a atuarem no combate à violência contra a mulher, através de ações locais,
como: rodas de conversas, cinedebates, sessão fotográficas, e muito sexify.

FONTE
Equipe da Ação : Catrynne Mello, Rosy Munduruku, Luyza Lopes, Vanessa Marrocos, Milena Raquel Guerreira Tupinambá, Raquel Rosenberg e Miguel Caldeira.
Parceiros do Audiovisual : Francesc Badia e Pablo Albarenga .
Fotos: Pablo Albarenga


Voltar

© 2013 - 2019 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados