Nota da Rádio Yandê sobre declarações do candidato Jair Bolsonaro nas Eleições 2018

25 OUT 2018
25 de Outubro de 2018
A Rádio Yandê vem a público  se manifestar contra  os  posicionamentos e discursos recentemente veiculados na mídia, falas do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). Nos manifestamos, em especial, sobre o que ele tem dito em relação às terras indígenas e quilombolas do Brasil. O candidato demonstra extrema falta de conhecimento no que tange às diferentes realidades indígenas no território nacional e seus modos de ser tradicionais. 

Nesta reta final do segundo turno das eleições 2018, a preocupação aumenta, na disputa do pleito eleitoral um candidato que é declaradamente contrário à demarcação de terras indígenas e que nos leva a inferir que seu objetivo é atacar os  direito indígenas garantidos na Constituição de 1988, posições que significariam também a   ruptura de  acordos internacionais firmados pelo Estado Brasileiro, como a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre Povos Indígenas e Tribais em Estados Independentes.

O capítulo VII da Constituição, intitulado “Dos índios”, garantiu através dos artigos 231 e 232, uma reivindicação histórica das lutas indígenas: o reconhecimento do direito  à identidade cultural própria indígena e de seus direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.  Assim,  pela primeira vez uma constituição rompeu a perspectiva política da aculturação. 

O território indígena nacional é alvo da cobiça daqueles que desejam explorar seus recursos naturais para grandes empreendimentos do agronegócio, sem respeitar as leis ambientais e práticas culturais de cada etnia. Atacar o direito originário à terra que é reconhecido como cláusula pétrea pelo estado brasileiro democrático, é anticonstitucional.

Realizamos nosso trabalho como primeira empresa de etnomídia indígena e web rádio, acreditando no protagonismo, independência, autonomia dos povos indígenas, combatendo preconceitos, violências, racismo, estereótipos, defendendo os direitos originários e democracia. 


25 de setembro de 2018

Rádio Yand
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados