7 Mulheres Cineastas indígenas 

08 MAR 2018
08 de Março de 2018
Em diferentes países mulheres indígenas cada vez mais fazem produções de cinema e a Yandê reuniu algumas delas para você conhecer.
Alanis Obomsawin

É uma cineasta, cantora, artista e ativista canadense, de origem Abenaki conhecida principalmente por seus documentários. 


Tracey Deer

Diretora de cinema e jornalista da etnia Mohawk. A Deer escreveu e dirigiu vários projetos premiados para a empresa de produção cinematográfica e de televisão dirigida por indígenas.
Patrícia Ferreira é da etnia mbyá-guara­ni. Mora na Aldeia Ko’enju, em São Miguel das Missões (RS). Em 2007 cofundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Ci­nema e começou no projeto Vídeo nas Aldeias.

Pamela J. Peters

é consultora de documentários e documentários multimídia indígena em Los Angeles, Califórnia. Ela nasceu e cresceu na Reserva Navajo. Pamela produziu profissionalmente filmes premiados.
Leiqui Uriana

Cineasta Indígena wayú de Guajira na Colombia
Jeanette Paillán 

Videomaker, documentarista, jornalista e ativista da etnia Mapuche no Chile. 
Ramona Emerson

Ramona Emerson é uma escritora e cineasta Diné, originalmente de Tohatchi, no Novo México. Ela recebeu seu diploma em Artes da mídia em 1997 pela Universidade do Novo México e trabalhou como videógrafo, escritor e editor profissional há mais de vinte anos. Ela atualmente reside em Albuquerque, no Novo México, onde ela e seu marido / produtor, Kelly Byars dirigem sua empresa de produção, Reel Indian Pictures, com seu filho, Max.
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados