Curta de Animação sobre os Guarani Mbyá produzido por professora e alunos é exibido na FLUPP

14 NOV 2014
14 de Novembro de 2014

A animação "Guarani M'byá'' produzida pela professora Daniele Rodrigues e os alunos de Ensino Fundamental do CIEP Poeta Cruz e Sousa, teve uma exibição especial na quarta-feira (12), durante a terceira edição da Festa Literária Internacional das Periferias (Flupp), na Comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro.

"Na verdade, essa é a terceira animação que produzo com alunos da escola em que trabalho. Em 2012, fizemos "Tukano" e em 2013, "Apurinã". O Apurinã teve grande repercussão em festivais e mostras pelo país, participando até o momento de 11 mostras de vídeo e animação.Existe a lei 11.645/08 que inclui no currículo escolar a temática indígena, esse foi o meu gancho para poder trabalhar com os alunos. Ao perceber que os professores da minha escola não conseguiam e não tinham muito interesse em desenvolver essas aulas, pensei nessa estratégia.'' comentou Daniele

O curta foi exibido após a palestra literária indígena com participação dos indígenas Ailton Krenak, Edson Kayapo, Eliane Potiguara e Anápuáka Muniz Tupinambá Hã hã hãe. Os protagonistas da animação vivem em uma Aldeia Guarani em Itaipuaçu, Maricá, RJ. 

Assista também pela web em: Guarani M'byá 


Redação Yandê
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados