Jogos de smartphone na Colômbia ensinam crianças sobre as culturas indígenas 

08 JAN 2018
08 de Janeiro de 2018
Photograph: Colombia Games

"O conhecimento antigo, incorporado em histórias indígenas agora tem um espaço interativo com aplicações da Ancient Wisdom. Contos mágicos de antepassados, uma aplicação para pais e filhos para compartilhar um tempo de jogo e aprendizagem. Saiba como funcionam os mundos dos animais e dos seres humanos e como se conectam uns aos outros através de portais místicos, conhecidos como origem do fogo e da água, semeados e mais explicados. Explore belas cenas estabelecidas em diferentes ecossistemas habitados por comunidades indígenas na Colômbia e descubra a diversidade que cada comunidade se comprometeu a preservar compartilhada com as novas gerações. Inclui 4 histórias interativas com seus próprios personagens da Colômbia. Encontre mais 4 histórias na segunda parte da aplicação."

Ancient Wisdom faz parte de uma serie de jogos educativos desenvolvidos com apoio de cientistas e pesquisadores, uma forma criativa de unir tecnologia dos games em valorização de culturas indígenas colombianas.

Disponíveis para iOS e dispositivos Android, o projeto é financiado pela Sura Foundation, que também enviou cerca de 200 professores para escolas para educar crianças sobre culturas ameaçadas do país. A Organização Nacional Indígena da Colômbia (Onic) aponta 35 grupos étnicos em risco de extermínio físico e cultural. Na comunidade Wayuu em La Guajira, na costa do Caribe, crianças morrem todas as semanas de desnutrição.

Um dos objetivos dos games é mostrar a riqueza cultura existente e conscientiza os jogadores, que devem resolver enigmas, desenham personagens das histórias culturais, aprendem línguas indígenas e suas culturas.A iniciativa inspira pessoas de diferentes regiões e países servindo como exemplo de projeto destinado ao público infantil.

Desenvolvidas como material educacional para crianças e adolescentes,  aplicações digitais e cartilhas educativas também estão sendo utilizadas na Colômbia para resgatar culturas indígenas do país. O projeto Sabiduría Ancestral Indígena ocorre desde 2010 por meio do Grupo Sura.

Contribuindo para o conhecimento e reconhecimento dos povos indígenas para tornar-se parte da educação formal das crianças. A pesquisadora Cecilia Duque e um grupo de 20 pessoas trabalharam em oito comunidades indígenas das etnias: Wayuu, Kogi, Kuna, Guambia, Embera, Carripaco, Huitoto e Sukuani.

As cartilhas ajudam promover a educação intercultural, cada livro tem oito seleções ou guias com conteúdos diferentes em culturas e ecossistemas que habitam. Já as aplicações digitais são usadas como processo de aprendizagem para crianças.Profissionais das áreas de antropologia, língua, história, ecologia e literatura foram capacitados para inserção desses materiais didáticos digitais em suas aulas. O objetivo é que seja implementado no âmbito do currículo das instituições de ensino colombianas.

Essas aplicações digitais já estão disponíveis e podem ser baixados sem custo, em lojas virtuais AppStore e Google Play.


Redação Yandê 
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados