XI Festejo da Damurida na Comunidade Indígena Malacacheta - região Serra da Lua em Roraima 

10 NOV 2017
10 de Novembro de 2017

Fotos: Mayra Wapichana

O XI Festejo da Damurida, realizado anualmente, na comunidade indígena Malacacheta, região da Serra da Lua, município de Cantá, iniciou nesta quinta-feira, 9. Haverá uma vasta programação, brincadeiras tradicionais, venda de produtos agrícolas, medicamentos tradicionais, apresentações culturais e festa dançante. 

O grande dia do festejo, será no sábado, 11, às 12h, dia da escolha da melhor damurida 2017. Hoje pela manhã, a comunidade indígena estava nos últimos preparativos para a abertura que ocorreu ao meio dia. A assessoria de Comunicação do CIR não pôde acompanhar a abertura, mas conseguiu captar um pouco do que será nesses próximos dias de festejo. 

A senhora Ana Alexandre, 47 anos, da comunidade indígena Jacamizinho, terra indígena Malacacheta trouxe para o festejo variedades de medicamentos tradicionais para ser comercializado durante o festejo. São medicamentos produzidos pela iniciativa da primeira Casa de Medicina Tradicional inaugurado no Jacamizinho ano passado, tendo como idealizadora da iniciativa, Lucila Mota de Souza, 72 anos, etnia Wapichana. 

Da mesma forma, a agricultura indígena Tacila Pereira, que se preparou com os produtos agrícolas.
O evento conta com a presença de vários visitantes. Na ocasião, a presença do Vereador indígena, filho da comunidade indígena Malacacheta, Roberlândio Rodrigues, eleito no pleito de 2016 pelo município de Cantá e a Secretária do Municipal de Assuntos Indígenas, Elizângela Damasceno, ambos, apoiadores do festejo.

A comunidade indígena Malacacheta fica a 37 km da cidade de Boa Vista. Participe!

Fonte - Cir Conselho Indígena 


Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados