Festival Yawanawá e a força cultural de um povo

09 NOV 2017
09 de Novembro de 2017
Nani Yawanawá sobre o Festival Yawanawa que aconteceu nos dias 25 a 30 de outubro na aldeia Nova Esperança. Veja aqui.
Por Daiara Tukano - Rádio Yandê

Desde os tempos imemoriais, o povo Yawanawá, do tronco linguístico pano ocupa as cabeceiras do Rio Gregório, afluente do Rio Juruá, município de Tarauacá, no estado do Acre – Amazônia Ocidental.
A população hoje é de aproximadamente 1000 pessoas, morando em sete aldeias. Muito numerosos no passado, muitos foram dizimados pelos impactos trazidos pela colonização chegando a ter 283 pessoas.
Os primeiros contatos dos Yawanawá com os não indígenas foram com os seringalistas, por volta do início do século XX, quando estes vieram explorar a borracha na Amazônia.

Durante um longo período, mais de três décadas, os Yawanawá foram forçados a conviver com todo tipo de abuso dos seringalistas e mais tarde dos missionários, da Missão Novas Tribos do Brasil, os quais tinham o propósito de “evangelizar” os indígenas. Pelos patrões seringalistas foram escravizados, tendo que realizar todo tipo de serviço que o sistema seringalista exigia. Pelos missionários fomos submetidos à pratica da religião cristã que considerava as práticas espirituais dos índios manifestações do diabo.

A partir de 1984, com a demarcação da terra indígena, retiraram os missionários e deram início a revitalização de sua cultura, e sua língua, guardada na memória dos mais velhos.
Outra conquista importante foi o direito a educação escolar diferenciada, com formação também diferenciada de professores Yawanawá. Essa conquista incentivou a revitalizar os conhecimentos tradicionais e manter viva a memória ancestral do povo Yawanawá. 

Os Pajés ou líderes espirituais também se empenharam na missão de ensinar aos jovens da aldeia a educação tradicional Yawanawá. As mulheres protagonizam um momento importante do florescimento cultural de seu povo ao abraçar a espiritualidade a assumir aprendizados que antes não lhes eram tradicionalmente permitidos. No entanto, com o apóio dos pajés anciões, hoje se somam à liderança espiritual de seu povo, fortalecendo com cantos, cores e a sabedoria propria, hoje todas as crianças yawanawá, meninos e meninas estão ao centro da roda cantando e dançando.

Hoje o festival Yawanawá é um momento de reencontro dessa grande familia, em que homens e mulheres de todas as idades se reúnem para celebrar sua cultura, seus cantos e brincadeiras tradicionais.
O povo Yawanawá faz do fortalecimento espiritual o alicerce para o fortalecimento político, cultural e educacional de seu povo, compartilhando sua cultura e tecendo parcerias com aqueles que valorizam a sabedoria da floresta.

Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados