Pesquisadores huni kui são certificados em Naturologia em curso na Espanha 

08 OUT 2017
08 de Outubro de 2017

Raial Orotu Puri

Os pesquisadores Huni Kuif Isaka Mateus e Duã Ibã foram certificados no curso de Naturologia com carga horaria de 200 hs, realizado neste mês de setembro em Puente la Reina/Espanha através de um intercâmbio que foi um acordo de colaboração entre a FEPHAC e a SADIE. Esse curso de capacitação vem agregar conhecimentos para o projeto que eles já vem realizando há cerca de dois anos para fortalecer o uso das medicinas tradicionais e buscar novas alternativas de tratamento.

Essa já é a Quarta capacitação, sendo a primeira na Aústria, a segunda na aldeia São Joaquim, terceira em Minas Gerais e agora na Espanha. Os pesquisadores buscam boas parcerias e ao longo desse tempo procuram se dedicar em aprender novas práticas.

O projeto conta com o apoio da organização Guardiões Huni Kui do Rio de Janeiro desde o início e faz parte da continuidade do sonho do pajé Agostinho Ïka Muru idealizador do livro Una Isi Kayawa — Livro da cura” (Dantes Editora). Agostinho era um cientista da floresta, vinha há mais de 30 anos registrando informações e tinha medo de que o saber fosse perdido, faleceu em 2011 mas seus filhos desejam continuar o caminho do Pai, a exemplo do filho Isaka Mateus que vem desenvolvendo esse trabalho junto com seu primo Dua Ibã.

Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados