5 Videos sobre o Povo Jenipapo-Kanindé do Ceará para você conhecer

20 SET 2017
20 de Setembro de 2017
A Rádio Yandê fez uma pequena lista com 5 videos sobre o povo Jenipapo-Kanindé para você conhecer as culturas indígenas do Ceará.
Em 1997 a Funai iniciou o processo de demarcação da terra indígena Lagoa Encantada.O nome Payaku permaneceu na  memória até o final da década de 80, os indígenas da região costumavam ser conhecidos como "cabeludos da Encantada",  modo como eram chamados por seus vizinhos não-indígenas.
Marco Vivo Jenipapo-Kanindé 2016 - 
O Marco Vivo é a maior festividade do povo indígena Jenipapo-Kanindé e ocorre anualmente na aldeia Lagoa Encantada. Em um dia dedicado a rituais, danças e confraternizações que culminam com a plantação de uma imburana (árvore nativa e sagrada da região) nos limites do território da aldeia, a Festa do Marco Vivo simboliza a demarcação definitiva da Área Indígena Jenipapo-Kanindé, contando com a participação de parentes e parceiros convidados. 

Este vídeo é a primeira produção do Coletivo Audiovisual Jenipapo-Kanindé. Formado em 2016 após a realização de oficinas de audiovisual mediadas por Philipi Bandeira, o coletivo é composto por jovens e lideranças do Núcleo Educativo do Museu Indígena Jenipapo-Kanindé e professores da Escola Diferenciada Jenipapo-Kanindé, trabalhando de modo colaborativo e compartilhado em processos que priorizam a autonomia indígena na construção de sua própria imagem.
Jenipapo - Kanindé (DOC)
 Os Cabeludos da Encantada
Documentário retrata um pouco da cultura indígena da Jenipapo Canindé.
Cacique Pequena é uma das nossas protagonistas de luta e força feminina
Clique aqui para editar.
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados