VIII Fórum de Educação Escolar Indígena em Mato Grosso do Sul

10 MAI 2017
10 de Maio de 2017
Começa hoje na Terra Indígena Taunay/Ipegue, Aldeia Bananal, localizada no Distrito de Taunay, em Aquidauana no Mato grosso do Sul o VIII Fórum de Educação Escolar Indígena, que acontecerá nos dias 10 a 13 de maio de 2017. O evento promete reunir em torno de 600 professores indígenas das 8 etnias que compõe o Estado, sendo Guarani, Kaiowa, Aticum, Terena, Kadiwel, Kinikinau, Ofaie e Gautó.


Programação:

 “Conjuntura de Política Nacional e Direitos Educacionais – Avanços e Desafios e Perspectivas”, que contará com a participação da Direção do Câmpus de Aquidauana (CPAQ/UFMS).

Na quarta-feira (10), às 18h, haverá o credenciamento. Às 20h, ocorrerá a abertura oficial com a mesa de lideranças indígenas locais e demais comunidades, educadores indígenas, representantes institucionais (PROLIND, Saberes, PIBID, Vereadores indígenas) e SED. Às 20h30, haverá uma apresentação cultural da comunidade local.

Na quinta-feira (11), as atividades começarão às 07h, com um café da manhã. Às 08h, haverá uma abertura com o Cacique Célio Fialho, com duas mesas de discussões marcadas para o período matutino:

Mesa-Redonda – História do FOREEIMS: Conquistas e desafios Cone Sul/Povos do Pantanal, com a Professora Teodora de Souza e Professor Gilmar Verón.
Mesa-Redonda – Educação Superior e ação saberes indígenas, com o Professor Dr. Hilário (UFMS), Neimar (UFGD), Auri (Diretor da UFMS/Aquidauana), Dario (UFGD).
Ainda na quinta-feira (11), haverá outras atividades, tais como:

13h30 – Mesa-Redonda “Conjuntura da Política Nacional e Educacional”, com o senhor Cleber, do CIMI, e Professor Gersen Baniwa;

19h45 – Apresentação de trabalhos acadêmicos, da comunidade e do “Saberes Indígenas”;
Na sexta-feira (12), dentre outras atividades, haverá as mesas-redondas:

08h – Mesa-Redonda “Concurso Público Específico”;
13h30 – Grupo de Trabalho “Contexto atual e os desafios da educação escolar indígena – escolha dos representantes de cada município para integrar como membro da Comissão FOREEIMS;
No sábado (13), dentre outras atividades, haverá a finalização do documento final da FOREEIMS e encaminhamentos das demandas. Às 11h30, haverá o encerramento do VIII FOREEIMS.


Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados