Mulheres indígenas cada vez mais protagonistas da luta e disputando cacicado em suas comunidades

03 NOV 2016
03 de Novembro de 2016
Maira Campos mais uma protagonista do movimento indígena Terena do Mato Grosso do Sul, desconstruindo a imagem que a mulher indígena deve apenas cuidar de casa, filhos, marido ou nas ruas com bacias na cabeça vendendo seus produtos enfrentando sol, chuva e frio. Atualmente o cenário indígena brasileiro vem nos apresentando novas lideranças indígenas mulheres. 

Na comunidade indígena Terena da Aldeinha do município de Anastácio por anos e anos sempre teve a frente caciques homens.  A indígena Terena Maira cursando Geografia Bacharel pela UFMS, mãe de 03 filhos casada, coloca seu nome a disposição da comunidade juntamente com seu vice José Carlos para atender os anseios da Aldeinha de forma coletiva sem individualismo ou partidarismo.

 “Há algum tempo venho observando que nossa comunidade está precisando de mais atenção”, disse.

Nascida e criada na aldeia Aldeinha (Kali Ipuxovoko), Maira filha de Célia Campos e Milton Campos o mesmo que sempre fez parte de todas as lideranças que se passaram pela comunidade.  Seguindo os passos do pai e aprendendo como ser uma liderança fez com que Maira colocasse seu nome a apreciação dos moradores da comunidade. Se eleita Maira será a primeira mulher a ocupar o cargo de cacique na região de Anastácio e Aquidauana.

“Serei pela minha comunidade e não medirei esforços para atender o meu povo nasci e me criei aqui, nada mais justo que cuidar desse espaço e o meu trabalho será para atender as pessoas servindo também para as gerações futuras, principalmente as nossas crianças e com as bênçãos de ituko'oviti."

Com apoio das famílias e o incentivos dos moradores ela pretende atender a comunidade como um todo, priorizando os conhecimentos dos mestres tradicionais, juventude, melhorias na educação, saúde, esporte e valorização dos artesãos para a fabricação de biojoias Terena.   


Redação Yandê
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados