Criança indígena internada em CASAI do Maranhão com infecção renal precisa ser transferida para UTI

05 JUL 2016
05 de Julho de 2016
Uma criança indígena, da etnia Guajarara está internada na Casa de Saúde do Indio (Casai) de Imperatriz no Maranhão com infecção renal crônica. Segundo denúncias recebidas pela Rádio Yandê, está passando por dificuldades em ser encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intenso (UTI) onde receberia o tratamento adequado.

De acordo com a denúncia existe falta de recursos para transportá-la para uma UTI na cidade, o que é motivo de preocupações pois seu caso é grave, necessita que o translado seja acompanhado de uma equipe médica e uti móvel até dar entrada no hospital.

A equipe da Yandê entrou em contato com o chefe da CASAI de Imperatriz, pelo telefone mas ele se recusou a dar explicações sobre o caso.

Não é de hoje que o atendimento de saúde no local é alvo de graves denuncias sobre as péssimas condições de funcionamento, problemas de infraestrutura, higienização e até carência de profissionais de saúde. A CASAI local é conhecida como depósito de seres humanos.

Servidores e testemunhas que não quiseram ser identificadas falaram que o caso será denunciado ao Ministério Público Federal do Maranhão (MPF/MA). O descaso na execução da política de saúde indígena no município já foi motivo de outras ações no Ministério Público.

Redação Yandê
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados