Usina eólica em terra indígena será a primeira de Roraima

22 MAR 2016
22 de Março de 2016








Foto: Alberto Coutinho/Governo da Bahia

Reuniões com indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, sobre energia já são feitas desde 2010. O projeto Cruviana é realizado entre o Instituto Socioambiental, a Universidade Federal do Maranhão, o Conselho Indígena de Roraima e outros parceiros. Moradores de duas comunidades da Raposa Serra do Sol devem ser os contemplados pela energia dos ventos.

A Usina Eólica é vista como uma alternativa, por ser um possível modelo de menor impacto, podendo ajudar na sustentabilidade das comunidades indígenas que fizerem seu uso. Inicialmente, mil moradores de duas comunidades da Raposa Serra do Sol devem ser contemplados pela energia dos ventos. Uma combinação de energia eólica com energia térmica.

As diferentes formas de geração da energia causam sempre algum impacto. A eletricidade dos ventos, gerada em pequena escala, é vista como menos nociva por analistas. O projeto Cruviana ainda está realizando estudos na região, para apresentar o mapeamento de 90 comunidades que podem ser beneficiadas. 

Redação Yandê

Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados