Incêndio criminoso consome fauna e flora, atinge terras indígenas no Maranhão, suspeita-se ter vitima.

23 SET 2015
23 de Setembro de 2015

No final da tarde do dia (21/09), um grande incêndio tomou conta da Terra Indígena Araribóia (MA), na aldeia Lagoa Comprida, Zutiwa e Angico Torto, no município de Amarante e Arame, informações que, cinquenta por cento do território indígena já foi queimada, o fogo está cada vez mais se alastrando.


Nessa região vivem os Awá que são povos isolados, que sofrem várias ameaças feitas por fazendeiros e madeireiros daquela região, indícios ainda sem confirmação que se trate de um incêndio criminoso, e o fogo já dura mais de 24 horas e está destruindo toda a flora a e fauna da região.


Os brigadistas estão em campo para ver se a informação de incêndio criminoso procede, uma força tarefa está sendo providenciado para dar apoio na extinção do incêndio, o polo base de Amarante informou que a situação é grave e que nesse momento todo apoio é bem-vindo, vários indígenas estão se dirigindo para o local, a terra está em chamas em todos os lados, os indígenas Awa estão encurralados.


O Incêndio está a mais de 20 km adentro devastando todo o bioma, informações que na região da aldeia Jacaré, ouviram gritos de socorros, os indígenas e os brigadistas presente no local, estão tentando conter o fogo em motos e combustíveis emprestados e sem equipamentos adequados.


Todos os órgãos e profissionais de saúde, já foram acionados e estão se dirigindo ao local para dar toda assistência necessária.


Por Sônia Bone Guajajara – Colaboradora Rádio Yandê

Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados