Primeiro site no Brasil em língua Kaingáng 

16 MAI 2015
16 de Maio de 2015
Kanhgág Jógo significa "Teia Kaingang"é o primeiro site em língua indígena no Brasil, ele ajuda o Povo Kaingang no fortalecimento de sua língua e cultura. Foi criado em 2008 com apoio de José San Martin (Chuva Inc.), o pesquisador Wilmar da Rocha D’Angelis (PREAC - UNICAMP - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários) e KAMURI - Indigenismo e Sustentabilidade. Os Kaingang são uma das cinco maiores populações indígenas do país.

No site indígenas de várias aldeias Kaingang participam contando suas histórias, notícias, comidas, plantações, cotidiano nas aldeias, tudo na língua do povo, nada em português. A iniciativa é uma forma de valorização da língua e identidade, para que os jovens tenham orgulho de seu idioma, que também acaba incentivando outros povos indígenas a valorizar suas línguas.

A modernização do idioma indígena que pertence ao tronco linguístico Jê, ajuda na criação de novas palavras com a entrada no ambiente virtual como por exemplo ‘login’ e ‘senha’ (jyjy e is?p? em kaingang). A moderação do site é realizada por gestores Kaingang. Oficinas de inclusão digital também são realizadas. O conteúdo do portal é todo colaborativo e com criatividade promove o uso das novas tecnologias em apoio a manutenção cultural. 

No vídeo Selvino Amaral Kaingang fala sobre o site, tradução: "Vou contar um pouco sobre o "Teia Kaingang" (Kanhgág Jógo). Nele nós fortalecemos a nossa cultura. Para acessar você cria um "login" (nome). Nele nós escrevemos na língua kaingang sobre a nossa cultura, sobre nossas plantações, sobre nossas comidas e nossas histórias. Onde nós fortalecemos nossa verdadeira cultura. Na língua kaingang e não na língua do branco ("fóg"), como na nossa própria terra. Por isso criamos esse site para falar da nossa cultura, sobre o que acontece nas nossas aldeias. Falar de todas as coisas que interessam para nós. Nada é escrito na língua do branco, mas só na nossa língua. Também vai ser para desenvolver nossa escrita, escrevendo os ensinamentos dos nossos antigos, nossos antepassados, e também as noticias, os nomes kaingang, as histórias, e sobre todas as aldeias. Para acessar na sua aldeia ou na cidade perto, use esse endereço do site Kanhgág Jógo".


Redação Yandê
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados