Descolonizemos o que chamaram de descobrimento reconhecendo a invasão do território

22 ABR 2015
22 de Abril de 2015
O dia 22 de Abril ficou conhecido como data do descobrimento das terras brasileiras pela chegada da Coroa Portuguesa. Na escola chamam de dia do descobrimento, apresentam informações sobre Pedro Álvares Cabral e sua esquadra que deveria chegar na Índia e por obra do acaso ou destino, chegou ao Novo Mundo. 

Descoberto ou invadido ? depende de que lado da história que você escolhe olhar além do mar, mas é inegável que para conquista de novos territórios ao redor do mundo sempre foram usadas estratégias para a invasão e domínio de novas terras. Então ignorar as invasões para conquista de território parece apenas o discurso de poder daqueles que colonizam outros povos e dizem ter descoberto suas terras.

Existem várias controvérsias sobre ano de 1500 como chegada de pessoas de outros lugares no continente americano mas a historinha bonita de contar e reproduzida por séculos ainda continua porque foi cristalizada. Embora muitos professores já trabalhem na desmitificação do descobrimento.

A importância de descolonizar o pensamento eurocêntrico é um desafio para os professores não apenas de história mas para todos que possuem senso crítico e consciência de que o fortalecimento das nossas identidades culturais começa quando estamos empoderados de nossa própria história.


Redação Yandê

Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados