Aplicativos digitais e cartilhas educativas são usadas como ferramentas para resgatar culturas indígenas na Colômbia

27 MAR 2015
27 de Março de 2015
Desenvolvidas como material educacional para crianças e adolescentes, as aplicações digitais e cartilhas educativas estão sendo utilizadas na Colômbia para resgatar culturas indígenas do país. O projeto Sabiduría Ancestral Indígena ocorre desde 2010 por meio do Grupo Sura.

Contribuindo para o conhecimento e reconhecimento dos povos indígenas para tornar-se parte da educação formal das crianças. A pesquisadora Cecilia Duque e um grupo de 20 pessoas trabalharam em oito comunidades indígenas das etnias: Wayuu, Kogi, Kuna, Guambia, Embera, Carripaco, Huitoto e Sukuani.

As cartilhas ajudam promover a educação intercultural,cada livro tem oito seleções ou guias com conteúdos diferentes em culturas e ecossistemas que habitam. Já as aplicações digitais são usadas como processo de aprendizagem para crianças.Profissionais das áreas de antropologia, língua, história, ecologia e literatura foram capacitados para inserção desses materiais didáticos digitais em suas aulas. O objetivo é que em breve seja implementado no âmbito do currículo das instituições de ensino colombianas.

Essas aplicações digitais já estão disponíveis e podem ser baixados sem custo, em lojas virtuais AppStore e Google Play.


Redação Yandê

Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados