12° Jogos Indígenas (Joind) acontece entre 9 e 18 de Janeiro em Amambai em MS.

09 JAN 2015
09 de Janeiro de 2015
Organizada pela JIGA (Jovens Indígenas Guarani Kaiowa em Ação) e realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Amambai através da Sedesc (Secretaria Municipal de Desporto e Cultura) e Semed (Secretaria Municipal de Educação), da Funai (Fundação Nacional do Índio), Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e outros parceiros, a décima segunda edição do Joind (Jogos Indígenas) acontecerá entre os dias 09 e 18 de janeiro e terá como sede a Escola Municipal Polo Indígena Mboeroy Guarani Kaiowa.

O Joind é uma olimpíada realizada com foco para as comunidades indígenas Guarani Kaiowa da região Conesul do Estado de Mato Grosso do Sul e abrange vários municípios que possuem Aldeias indígenas, especificamente, as aldeias do Município de Amambaí e região, sendo que só no Município de Amambai existem três aldeias indígenas, (Aldeias Guapoy “Amambaí”, Limão Verde e Jaguari), e atualmente possui uma população de aproximadamente 12 mil índios da etnia Guarani Kaiowa.

Segundo a organização, “ o projeto Joind vem de encontro aos anseios dos mesmos (população indígena), onde o principal motivo é promover uma atividade de cunho social, esportivo e cultural, proporcionando as comunidades participantes, alternativas destinadas à valorização e fortalecimento da Cultura Indígena regional.”, esclarece o professor Ismael Morel, idealizador do projeto.

Reunindo em 2014 o público recorde e mais de 800 atletas oriundos de diversas aldeias e municípios, o Joind chega a sua décima segunda edição consolidada, sendo considerado o maior evento sócio esportivo cultural indígena do Mato Grosso do Sul, contando com a participação de Municípios como Tacuru, Dourados, Douradina, Japorã, Paranhos, Coronel Sapucaia, Caarapó, Laguna Carapã, Antonio João, Rio Brilhante e o anfitrião, Amambai.

Planejada e organizada por jovens da aldeia Amambai, o evento rompe suas fronteiras, enfatizando a revitalização dos jogos tradicionais e dos esportes não indígenas que atualmente fazem parte do cotidiano do povo Guarani Kaiowa do Estado.

As olimpíadas são compostas por competições de futsal masculino, feminino e infantil, basquetebol masculino, voleibol misto, queimada, atletismo e a tradicional escolha do garoto e garota Joind, onde ocorrem desfiles dos candidatos com trajes típicos.

Além das competições esportivas, haverão ainda concurso de dança Guarani Kaiowa (Guachire Misto), exposição e venda de artesanatos, exposição de fotografias e vídeos com temáticas indígenas. As inscrições do evento, que acontece na Aldeia Guapoy, em Amambai, foram realizadas no mês de Dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Amambai
Voltar

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados