Notícias

11 videos que captam a essência do cinema indígena em Mato Grosso do Sul

18 JUN 2017
18 de Junho de 2017
A Associação Cultural de Realizadores Indígenas- ASCURI é um grupo de jovens cineastas indígenas que desenvolvem oficinas de audiovisual em aldeias indígenas. Pirakuá - Os Guardiões do Rio Ápa. 13min, (2014) Direção e e...
Leia mais

Indígenas de Morro dos Cavalos divulgam nota sobre preconceito na mídia

21 MAI 2017
21 de Maio de 2017
O que temos a dizer se já era esperado, ver mais uma vez na televisão e nela mais uma vez a Terra Indígena Morro dos Cavalos vem sendo usada como entrave no desenvolvimento, sem se quer ao menos fazer a consulta previa sobre o empreendimento ci...
Leia mais

Curta-metragem ‘Chegamos Antes’ é disponibilizado no Youtube

21 MAI 2017
21 de Maio de 2017
Vencedor na categoria de melhor ator para Ariabo Kezo no Festival Cineamazônia 2016
Leia mais

CIR pede ajuda humanitária às comunidades indígenas afetadas pela enchente em Roraima

19 MAI 2017
19 de Maio de 2017
Foto: Josevaldo de Souza/ professor da comunidade Willimon/ Uiramutã No final da tarde de ontem, 18, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) tomou conhecimento da enchente que atinge comunidades indígenas nas regiões das Serras, Ter...
Leia mais

Acampamento dos povos indígenas da Bahia

18 MAI 2017
18 de Maio de 2017
Leia mais

Carta do Povo Guarani à sociedade nacional sobre a CPI da FUNAI e INCRA

18 MAI 2017
18 de Maio de 2017
Foto:Comissão Guarani Yvyrupa - CGY Carta do Povo Guarani à sociedade nacional sobre a CPI da FUNAI e INCRACOMISSÃO GUARANI YVYRUPA - CGY·QUINTA, 18 DE MAIO DE 2017Reunidos na Aldeia Morro Alto, em Santa Catarina, nós as liderança...
Leia mais

VIII Fórum de Educação Escolar Indígena em Mato Grosso do Sul

10 MAI 2017
10 de Maio de 2017
Começa hoje na Terra Indígena Taunay/Ipegue, Aldeia Bananal, localizada no Distrito de Taunay, em Aquidauana no Mato grosso do Sul oVIII Fórum de Educação Escolar Indígena,que acontecerá nos dias 10 a 13 de maio de 2017. O evento promete re...
Leia mais

Indígenas fazem novamente notas de repúdio contra militarização da Funai

09 MAI 2017
09 de Maio de 2017
Nota pública contra a militarização da FunaiA Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vem de público manifestar novamente seu veemente repúdio à determinação do Governo Temer de ignorar os posicionamentos já expressados anteri...
Leia mais

DA MINHA ALDEIA VEJO O MUNDO

09 MAI 2017
09 de Maio de 2017
Foto: Imagem de divulgação do filme "O Jabuti e a Anta". A curadoria da sexta edição do Festival de Cinema Indígena – Cine Kurumin selecionou um conjunto de filmes com diferentes cosmovisões indígenas e debates em torno de q...
Leia mais

Comunicação Indígena e Etnomídia

Yandê é a nossa rádio, feita para "você" e "todos nós", como diz o ditado, tudo que fazemos juntos fica melhor, é com esse conceito que nós do Grupo de Comunicação Yandê trabalhamos.

A Rádio Yandê é educativa e cultural.Temos como objetivo a difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e da internet. Nossa necessidade de incentivar novos "correspondentes indígenas" no Brasil, faz com que possamos construir uma comunicação colaborativa muito mais forte, isso comparada as mídias tradicionais de Rádio e TV.

Estamos certos, de que uma convergência de mídias é possível, mesmo nas mais remotas aldeias e comunidades indígenas, e que isso é uma importante forma de valorização e manutenção cultural.

Nossa grade de programação possui programas informativos e educativos que trazem para o público um pouco da realidade indígena do Brasil. Desfazendo antigos esteriótipos e preconceitos ocasionados pela falta de informação especializada em veículos de comunicação não indígenas.

A Rádio Yandê é um Ponto de Mídia Livre.
A Yandê iniciou seu streaming no dia 11 de Novembro de 2013.
Nossa sede é no Rio de Janeiro, mas nossa rede de comunicação é nacional.

Quem faz - Coordenadores da Rádio Yandê

Anápuáka Tupinambá

Formado em Gestão em Marketing, é um comunicador nato, possui experiência em várias mídias e um vasto curriculum na área de Comunicação e meios digitais.

Coordenador e idealizador da Web Brasil Indígena. Membro e idealizador da Rede de Cultura Digital Indígena. Articulador de Políticas Públicas para População Indígena.

E-mail: anapuaka@radioyande.com

WhatsApp: +55 (21) 98803-5550






Renata Tupinambá

Jornalista, especialista em etnomídia, roteirista, palestrante e produtora.

Atua em cultura digital e articulação de meios de comunicações locais e tradicionais. Possui experiência em assessoria de imprensa.

Fez parte do Projeto Índio Educa que disponibiliza conteúdos escolares em valorização da Historia e Culturas Indígenas para estudantes de ensino médio, fundamental e professores.

E-mail: renata@radioyande.com

WhatsApp: +55 (67) 9829-7459 





Denilson Baniwa

Publicitário, possui experiência em várias organizações brasileiras, sempre atuando na área de comunicação e assessoria política.

Atuou como produtor de programas radiofônicos e articulador indígena nas rádios Cultura do Amazonas,  A Voz das Comunidades e Viva.

Atualmente atua como articulador de cultura digital, comunicação indígena, web ativismo e native design.

E-mail: denilson@radioyande.com

WhatsApp: +55 (21) 99899-3940



Colunistas

Yakuy Tupinambá

Educadora e  militante do movimento indígena Tupinambá. 

Autora de vários textos, publicados, alguns nas coletâneas Índios na visão dos índios, na rede indiosonline e em Indiografie (Costa & Nolan/Itália). 

Técnica em economia doméstica, cursou alguns períodos de Direito na Universidade Federal da Bahia – UFBA.  


Correspondentes 

Daiara Tukano

Professora formada pela Universidade de Brasília (UnB), artista plástica, militante indígena e feminista.

Correspondente da Rádio Yandê em Brasília (Brasil)

E-mail: daiaratukano@radioyande.com

WhatsApp: +55 (61) 9325-9007

Vavá Terena

Educador, militante indígena do movimento estudantil e professor de história.

Correspondente da Rádio Yandê em Mato Grosso do Sul (Brasil)

E-mail: vavaterena@radioyande.com


*Os textos, artigos e matérias são da responsabilidade de seus autores, e não necessariamente refletem a opinião da Rádio Yandê e de seus coordenadores.

© 2013 - 2015 YANDÊ - A rádio de todos. Todos os direitos reservados